7 alimentos humanos que podem ser fatais para cães

Certos alimentos que são seguros para os seres humanos podem ser prejudiciais aos cães. Alguns alimentos humanos podem ser muito perigos para os cães. Este artigo analisa sete itens alimentares tóxicos para cães – por isso, se você tiver um cachorro, é importante manter esses alimentos fora do alcance deles.

1. Abacates

Os abacates contêm uma toxina chamada persin. Persin é perfeitamente seguro para consumo humano, mas pode ser muito venenoso para cães ( 1 ). Se um cão come, o fluido pode se acumular nos pulmões e no peito do cão. Isso pode tornar difícil para ele respirar, o que pode levar à privação de oxigênio e até à morte ( 1 ). O fluido também pode se acumular no coração, pâncreas e abdômen, o que pode levar a outras complicações fatais ( 2 ).

2. Xilitol

O xilitol é freqüentemente usado para adoçar doce, chiclete, pasta de dente, dentre outros alimentos. Embora seja considerado seguro para consumo humano, pode ser mortal para cães. Comer alimentos que contenham xilitol pode levar a uma queda repentina e significativa no açúcar no sangue de um cão ( 3 , 4 , 5 , 6 ). Os sintomas iniciais geralmente aparecem dentro de 30 minutos após o consumo e incluem vômitos, fraqueza, depressão, dificuldade em mover, coma e convulsões ( 1 ).

3. Café, chá e qualquer outro alimento fonte de cafeina

A cafeína é naturalmente encontrada no café, chá, cacau e guaraná, uma planta sul-americana. Também é freqüentemente adicionado a refrigerantes e medicamentos. A cafeína pode acelerar a freqüência cardíaca e estimular o sistema nervoso em cães. Dentro de duas a quatro horas de consumo de cafeína, os cães podem experimentar inquietação, sede excessiva, falta de controle da bexiga, vômitos e diarréia. Vários casos de morte foram relatados em cães devido a uma sobredosagem de cafeína ( 9 , 10 , 11 ).

A dose mínima de cafeína em que a morte foi relatada foi inferior a 1 mg por kg de peso corporal ( 9 ). A xícara média de café ou chá contém entre 40 e 150 mg de cafeína, então mesmo alguns sorvetes podem ser mortais para um cachorro.

4. Uvas e passas

Uvas e passas podem ser extremamente tóxicas para cães. Elas podem causar insuficiência renal rápida, que pode ser fatal ( 12 ). Os compostos tóxicos nas uvas ainda são desconhecidos, mas mesmo pequenas quantidades podem tornar o seu cão doente. Os níveis tóxicos variam de cão a cão, mas um estudo que revisou 180 relatórios descobriu que alguns cães morreram depois de comer apenas um punhado de passas ( 13 ). Portanto, a ingestão de qualquer quantidade deve ser levada muito a sério. É importante notar que o envenenamento pode acontecer com a ingestão de uvas cruas e uvas passas, ou de comer como ingredientes em produtos cozidos, como biscoitos, bolos e lanches. Observe sintomas como vômitos, diarréia, fadiga e depressão ( 8 ).

5. Álcool e Levedura

O álcool é encontrado em uma variedade de produtos, incluindo bebidas alcoólicas, perfumes, produtos bucais, tintas, vernizes e vários produtos de limpeza. Embora o consumo ocasional de álcool seja seguro para os seres humanos, os cães podem não tolerá-lo, mesmo em pequenas quantidades. Os sintomas geralmente se desenvolvem dentro de uma hora após o consumo e incluem cansaço, depressão, falta de coordenação muscular, baixa temperatura corporal, falta de respiração, vômitos e diarréia. Se um cão consumir muito álcool, pode resultar em insuficiência pulmonar, convulsões, coma e até mesmo a morte.

6. Chocolate

O chocolate contém substâncias químicas estimulantes, teobromina e cafeína, que são muito difíceis de se metabolizar para os cães. Se um cão come chocolate, este pode apresentar dor no estômago, vômitos, diarréia e desidratação. Estes sintomas também podem progredir para problemas mais sérios como ataques cardíacos, hemorragias internas, tremores musculares, convulsões e morte ( 21 ). A gravidade dos efeitos colaterais depende de quão grande o cão é, e quanto e que tipo de chocolate consumiu. Quanto mais escuro e menos doce o chocolate, mais tóxico será para o seu cachorro. O chocolate e o pó de cacau não cozidos são uma das variedades mais perigosas ( 22 ).

7. Sal

Comer muito sal poderia levar a uma condição conhecida como envenenamento por sal ou privação de água em cães. Isso pode causar vômitos, diarréia, depressão, tremores, febre e convulsões. Pode até ser fatal em casos graves ( 23 ). De acordo com o Merck Veterinary Manual, a dose tóxica para cães é de cerca de 2,2 colheres de chá de sal por quilo (4 gramas por kg) de peso corporal. Devido a isso, não é uma boa idéia dar seus alimentos salgados para cães como pretzels, pipoca ou batatas fritas. Também é importante ter certeza de que seu cachorro sempre tenha acesso a água potável fresca.