Um desporto saudável, relaxante e que ajuda a emagrecer!

Andar de bicicleta fortalece o corpo e a alma. Este é o resultado final de um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Desporto. «As pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico», refere o documento.

Muitas pessoas com problemas como dores de costas, excesso de peso ou doenças cardiovasculares, podiam desfrutar de muitos anos de boa saúde se usassem a bicicleta mais vezes, diz a investigação.

Prepare-se para pedalar

Antes de qualquer exercício físico, convém lembrar-se que não se pode começar de repente. Para pedalar, existem várias recomendações. É necessário fazer alongamentos prévios, trabalhando sobretudo os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos, como se estivesse a espreguiçar-se.

A cada dia que passa deve aumentar a duração dos alongamentos, tanto para a bicicleta estática como para a bicicleta normal. Se preferir pedalar ao ar livre, não se esqueça que o creme protetor (para proteger do sol e do vento), o capacete e o colete refletor são imprescindíveis.

Mente mais sã

As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos para este estado emocional.

Estes são os principais benefícios deste desporto:

– Coração mais forte
Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%.

– Melhora as suas costas
O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se extendam e comprimam constantemente.

– Um regalo para os joelhos
Com a bicicleta os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Para além disso, as coxas e os glúteos endurecem.

– Afasta as infeções
O exercício físico estimula o sistema imunitário e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

– Poupa tempo e dinheiro
Já pensou em utilizar a bicicleta para as suas deslocações urbanas à semelhança do que já acontece em muitas cidades europeias? Para além de ser um exercício saudável, permite uma poupança significativa, já que é o meio de transporte mais económico, sobretudo em comparação com o automóvel.

Entre as suas vantagens, amplamente reconhecidas e elogiadas noutros países, destacam-se:

  • O custo de uma boa bicicleta é 30 vezes inferior ao de um carro médio
  • A bicicleta minimiza a parte do orçamento familiar dedicado ao carro
  • A utilização deste meio de transporte permite fugir aos engarrafamentos e reduz o tempo das deslocações
  • Promove um bom estado de saúde e, por conseguinte, diminui a necessidade de recorrer a medicamentos

Plano para andar de bicicleta

O ideal seria arranjar, pelo menos, três horas por semana para andar de bicicleta. De acordo com os especialistas, os benefícios deste desporto começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos a pedalar.Quanto mais tempo dedicar à bicicleta, mais vantagens acumula.

Os resultados que consegue se pedalar durante:

10 minutos – Melhoria articular
20 minutos – Reforço do sistema imunitário
30 minutos ­– Melhorias a nível cardiovascular
40 minutos – Aumento da capacidade respiratória
50 minutos – Aceleração do metabolismo
60 minutos – Controlo de peso e ação antistress