ALIMENTOS QUE SUBSTITUEM O WHEY PROTEIN NO QUESITO PROTEÍNA – Lista elaborada pela Associação Americana de Nutrição

Há alternativas saudáveis e fáceis de preparar que substituem o scoop de wheyprotein. A maioria bate, em apenas 100 gramas, a média de proteínas oferecida pelo suplemento – em geral na casa de 25 gramas por scoop.

A lista elaborada pela Associação Americana de Nutrição tem curiosidades: 

salada 2

EM PRIMEIRO LUGAR NA LISTA: SOJA EM GRÃOS

100 gramas de soja fornecem 36 gramas de proteína.

Muito mais que a maioria de wheys disponíveis no mercado. É versátil porque pode acompanhar saladas, carnes ou mesmo ser levada como aperitivo ao trabalho. Não sabe fazer? Coloque a soja de molho na água. Deixa hidratar por 30 minutos e escorra. Tire a casca, espalhe temperos a gosto e coloque-a num refratário e no forno preaquecido a 200 graus por somente 15 minutos ou até dourar. Dica: dê uma mexidinha vez ou outra para evitar que ela não asse de modo desigual.

Cozinha-prática-10-rosbife-1900

VICE-LÍDER: FILÉ MIGNON GRELHADO

OK, é uma das carnes mais caras, mas é, sim, a que tem mais proteínas: 35 gramas por porção – lembre-se que essa lista considera a porção de 100 gramas. Entre as vantagens, é superfácil de preparar. Grelhada, claro, e sem óleo. Na dúvida, apenas um fio de azeite e sal.

FRANGO-SEM-PELE

FRANGO ASSADO SEM PELE

Os nutricionistas da Associação americana garantem que os nutrientes do frango são melhor conservados se ele for assado em vez de grelhado. O peito da ave carrega mais proteínas: são 33 gramas por porção. Sem pele, claro. Dica? Tempere como preferir e cubra com papel alumínio para assar e conservar a maciez.

thinkstockphotos-467232368

O POLÊMICO LEITE EM PÓ DESNATADO

É o polêmico da lista: em alguns países é tolerado como substituto aos laticínios – Brasil incluso. Em outros não. Os americanos deram sinal verde a ele desde que na versão desnatado, pois ele não engorda e conserva muitas proteínas: cerca de 33 gramas por 100 gramas. Basicamente quatro colheres diárias. Lembrando que vale sempre consultar seu especialista antes de realizar qualquer troca em sua dieta.

DSC02020

FÍGADO BOVINO: 30 GRAMAS DE PROTEÍNA EM 100 GRAMAS DE CARNE

Não tem segredo para preparar: o seu tempero preferido e depois grelhar. É bem rápido e traz 30 gramas de proteínas na porção.

maxresdefault

MERLUZA ASSADA OU GRELHADA: SABOROSA E PROTÉICA

São muitas a formas de preparar o filé de Merluza, um peixe fácil de encontrar. Só o filé tem 27 gramas de proteína. Experimente assar com laranjas e pimentões. É tão rápido que você não vai nem sentir.

ScreenClip

27 GRAMAS DE PROTEÍNA E FÁCIL DE PREPARAR: CARNE MOÍDA DE ACÉM

Yes, a carne moída não é lenda. Refogue-a na panela e consuma sempre que preciso. A boa notícia é que ela dura congelada e descongela em minutos no microondas. Tá esperando o quê? São 27 gramas de proteína para 100g de carne. Em tempo: prefira o acém, já que o patinho perde por pouco: 25 gramas de proteína.