Sal do Himalaia é melhor que o sal convencional?

Muitas pessoas afirmam que o sal do himalaia é carregado deminerais e fornece benefícios para saúde. Por estas razões, muitos acreditam que o sal Himalayan cor-de-rosa é melhor que o sal tradicional que temos em nossa cozinha. No entanto, poucas pesquisas sobre o sal rosa do Himalaia existem até o momento, e grande parte das informações que ouvimos sobre ele, são em grande parte meramente especulações.

O sal Himalayan cor-de-rosa é um sal cor-de-rosa-colorido extraído da mina de sal de Khewra, que é ficada situada perto do Himalaia, no #Paquistão. A Mina de Sal de Khewra é uma das minas de sal mais antigas e maiores do mundo. Acredita-se que o sal rosa do Himalaia colhido desta mina tenha sido formado há milhões de anos a partir da evaporação de antigas massas de água.

Como sal de mesa, o sal do Himalaia rosa é maioritariamente composto de cloreto de sódio. Entretanto, o processo natural da colheita permite que o sal Himalaia cor-de-rosa possua muitos outros minerais e oligoelementos que não são encontrados no sal convencional.

Algumas pessoas estimam que ele pode conter até 84 minerais e oligoelementos diferentes. Na verdade, são estes mesmos minerais, especialmente o ferro, que lhe dão a sua cor rosa tão característica.

Tanto o sal de mesa como o sal de rosa do Himalaia consistem principalmente de cloreto de sódio, mas o sal do Himalaia rosa tem até 84 outros minerais e oligoelementos. Estes incluem minerais comuns como potássio e cálcio, bem como minerais menos conhecidos como estrôncio e molibdênio.

No entanto, as quantidades desses minerais no sal do Himalaia são muito, muito pequenas > clique aqui.

Muitas alegações de saúde são frequentemente associadas ao sal rosa do Himalaia. No entanto, a maioria destas afirmações não têm pesquisa para apoiá-los.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27723955
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24591823
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16629791

Se você gostaria de evitar os aditivos do sal de mesa tradicional, o sal do Himalaia é uma grande alternativa ao natural. Mas não espere ver/constatar todos os milagres/benefícios para saúde que tanto se lê sobre ele na internet. Lembre-se que o sal de mesa é uma grande fonte alimentar de iodo, por isso, se você estiver usando sal do Himalaia, você vai precisar ter iodo de outros alimentos como algas, produtos lácteos e peixe para ajudar a evitar a deficiência de iodo.