O AÇAÍ E SUA ALTA CONCENTRAÇÃO DE ANTIOXIDANTES

Os antioxidantes são importantes porque neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres em todo o corpo. Se os radicais livres não são neutralizados por antioxidantes, eles podem danificar células e levar a uma série de doenças, incluindo diabetes, câncer e doença cardíaca ( 1 ).

As bagas de açaí têm uma quantidade incrivelmente alta de antioxidantes, estando muito a frente de outros frutos ricos em antioxidantes, como mirtilos e cranberries ( 2 ).

O conteúdo antioxidante dos alimentos é tipicamente medido por um escore de capacidade de absorção radical de oxigênio (ORAC). No caso do Açaí, 100 gramas de celulose congelada tem um ORAC de 15.405, enquanto a mesma quantidade de mirtilos tem uma pontuação de 4.699 ( 3 ). Estes antioxidantes provêm de uma série de compostos de plantas em açaí, incluindo antocianinas ( 4 , 5 ).

Em 2008, os pesquisadores deram a 12 voluntários de jejum, polpa de açaí, suco de açaí, compota e uma bebida sem antioxidantes em quatro momentos diferentes e depois testaram seu sangue para os antioxidantes ( 6 ). Tanto a polpa do açai quanto a compota de maçã elevaram os níveis de antioxidantes dos participantes, o que significa que os compostos antioxidantes no açai são bem absorvidos no intestino ( 7 ). O que também demonstrou que a polpa de açaí é uma melhor fonte de antioxidantes do que o suco de Açaí.