Aprenda como preparar a sua própria barrinha de cereal 100% saudável

Seja pra comer após uma atividade física ou simplesmente matar a fome durante um dia corrido, as barrinhas de cereais sempre são aposta certeira pra se ter dentro da bolsa. Acontece que muita gente sai por aí consumindo qualquer tipo, sem saber ao certo qual o propósito e sua composição.

Portanto, pra fazer dela ainda mais a sua aliada, consultamos a top nutricionista Andrea Santa Rosa, que explica tim-tim por tim-tim a diferença entre elas. “As barrinhas de proteína devem ser consumidas com cautela. Para quem quer perder peso, por exemplo, é preciso ficar de olho na sua composição e checar a quantidade de carboidratos disfarçados (xarope de glicose, açúcar invertido, maltodrextrina etc), gorduras e em algumas marcas conservantes. É mais indicada pra um público que precisa de um suporte maior de proteínas como atletas e idosos”, explica Andrea.

Já as energéticas são excelentes como fnte de energia imediata pra praticantes de esportes e corredores que fazem distâncias acima de oito quilômetros. “Em sua maior parte, a composição é de carboidratos de absorção rápida e que seja pobre em fibras, justamente pra oferecer essa energia (glicose) mais rapidamente. Se o objetivo for uma pequena refeição, como um lanche da tarde, o ideal é que haja o consumo de barrinhas com a presença de fibras como chia, aveia, linhaça (geralmente vem escrito no rótulo). O ideal é que seja acima de 2g. A presença da fibra lentifica a ação do carboidrato da barrinha no organismo o que garante energia até a próxima refeição.” Entendeu? Então aproveita e aposte na fabricação da sua própria barrinha de cereal que você saberá que é 100% saudável!

Barrinhas de cereal caseira

Ingredientes:
– 3 colheres de sopa de óleo de coco
– 2 colheres de sopa e meia de açúcar mascavo
– 2 colheres de sopa de mel
– 1 pitadinha de sal
– 1 colher de chá de agar agar (encontrado em lojas de produtos naturais)
– 3 damascos ou 2 colheres de sopa de cranberry seco desidratado
– 1 colher de sopa de passas (usar apenas quando utilizar o damasco)
– 1 colher de sopa de coco ralado natural (usar apenas quando usar o cranberry)
– 1 xícara de chá aveia em flocos grossos
– 1 colher de sopa de flocos de arroz

Modo de Preparo:
*Pré aqueça o forno a 180 graus. Forre com papel tipo manteiga em uma forma quadrada, de preferência de vidro temperado.

*Em uma panela com água quente, jogar o agar agar e mexer bem até que levante fervura. Tirar do fogão e misturar com mel, açúcar e a pitada de sal. A ideia é simular um caramelo. Reserve.

*Pique o damasco e misture em uma tigela a aveia, os flocos de arroz, o coco quando utilizar cranberry e as uvas passas quando utilizar o damasco. Acrescente o óleo de coco.

*Despejar a mistura do fogão à massa crua e mexa até ficar homogêneo. Espalhe a massa na forma preparada e pressione bem (use um espremedor de batata, se tiver).

*Asse por 25-30 minutos ou até dourar as bordas. Deixe esfirar bastante pra cortar as barrinhas e ficar mais crocante.

668763131.jpg