DIABETES GESTACIONAL E CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO

Agora já 08:00h da manhã e já vou para a terceira gestante diagnosticada com diabetes gestacional. Isso me força a escrever rapidamente sobre os cuidados nesta delicada fase da vida da mulher.

Deixo aqui então alguns alimentos que necessariamente a gestante precisa BANIR do seu cardápio e alimentos a serem consumidos com cautela para se manter em equilíbrio se você foi diagnosticada com essa condição. O controle dessa doença é MUITO importante para minimizar os riscos para a gestante e para o bebê, que podem ser:

✔️Para a gestante aumenta a incidência de outras complicações como a pré-eclâmpsia, infecções urinárias, candidíase, risco aumentado de ter parto prematuro, necessidade de parto cirúrgico (cesárea), e de desenvolver o diabetes tipo 2 após a gestação.

✔️Para o bebê, o risco de nascer antes da hora, de estar sobrepeso ao nascer, de complicações pulmonares, doencas cardiacas, icterícia e de levar consigo essa condição metabólica alterada no seu dna.

Então além de cuidar da alimentação faça acompanhamento frequente, e só seu médico poderá analisar a necessidade do uso de insulina. Evitar/limitar:

 alimentos que você já observou que prendem o seu intestino.
 farinhas e massas brancas, arroz branco.
 leite e derivados (laticínios) integrais: manteiga, creme de leite, iogurte, nata, queijos amarelados e azeite de dendê.
 gorduras vegetais e hidrogenadas (trans), presentes na maioria dos produtos industrializados, de confeitaria e panificação, e em refeições servidas em fast-food e frituras.
 Açúcares e doces em geral: açúcares de mesa, cereais açucarados, bolos e preparações doces, bolachas e biscoitos, sorvetes, molhos e condimentos com adição de açúcar, pipoca doce, refrigerantes, chás e sucos de caixinha e bebidas açucaradas em geral, como achocolatados, iogurtes, bebidas lácteas.
 café
frios e embutidos
Bebidas alcoólicas ÓBVIO!

✔️ preferir a fruta ao suco da fruta, para não descartar as fibras e consumir tanto açúcar.

✔️ Leia os rótulos dos produtos, nos ingredientes, se possui açúcar. Se houver, descarte. Cuidado pois o açúcar vem disfarçado com vários outros nomes tipo: frutose, xarope de (glicose de) milho, sacarose, lactose, maltodextrina, extrato de malte, açúcar invertido, amido, xarope de Agave, mel, dextrose, etc.

Para mais orientações agende sua consulta ligando Clínica Renova (34) 3255-1237 ou 3231-8655 / Ou Clínica CIAS UNIMED (34) 3293-3300